domingo, 22 de maio de 2011

Cuidados com as cutículas das Unhas

Amigas, as cutículas das suas unhas são uma proteção que Deus deu para que elas fiquem lindas e creçam saudáveis e fortes!Então por favor não retirem as cutículas!
Por que devo manter a cutícula?
A cutícula impede a entrada de bactérias no seu dedo e na circulação sanguínea. Ao retirar a cutícula você abre uma porta de entrada para que as bactérias entrem no organismo e causem uma infecção.

Quando faço as unhas existe algum outro risco?
Sim, fazer as unhas com alicates não esterilizados pode transmitir doenças como hepatice "C" e até mesmo a AIDS. Outro risco que você corre são os acidentes com o uso do alicate ( exemplo "retirar um bife" que ocorre quando o alicate corta um pedaço de pele sã)

O que pode ocorrer quando eu uso o alicate para fazer as unhas?
Ao retirar a cutícula ou causar uma lesão na pele você abre uma porta de entrada e fica predisposto a uma infecção. As infecções mais comuns são: panarício, abcesso de dedo, tenossinovite infecciosa e até mesmo infecções mais graves como osteomielite. Alguns casos podem evoluir para perda de partes do dedo ou da mão (amputações). Infecções não tratadas podem levar a septicemia e a morte!

Devo parar de fazer as unhas?
Você pode continuar fazendo as unhas, porém, não deve usar o alicate. Use a espátula para retirar o excesso de cutícula e o restante empurre suavemente para dentro da unha sem causar lesão na pele. Não use o alicate. Use sempre materiais esterilizados. Em caso de acidentes com ferimentos com cortes nos dedos interrompa imediatamente e lave as mãos com agua e sabão e faça um curativo com Band Aid.

Fonte:Dr Marcos Britto da Silva.



2 comentários:

daytrojahn_designer disse...

Otimas dicas amiga, adorei...

Stella disse...

Eu não tiro mais as cuticulas, já faz um ano.
Bjs.

http://esmaltesdastella.blogspot.com